Conheça um pouco mais sobre a GATRON!

Fundada em 31 de junho de 1987, como fruto de uma parceria entre Marcopolo e Volvo Brasil, a empresa que na época tinha o objetivo de produzir ônibus de pequeno porte, acabou se tornando uma das maiores empresas de transformação de compósitos não apenas no Brasil, mas na América Latina.

O DNA tecnológico e o amplo portfólio de processos de transformação foram as chaves para se destacar das demais empresas atuantes no mesmo mercado. Ao longo desses 30 anos, a GATRON firmou uma grande parceria com o Centro de Tecnologia Francês Pôle de Plasturgie de l’Est (PPE), instituto de pesquisa responsável por grandes desenvolvimentos de materiais, processos e produtos, para atender sobretudo o mercado aeroespacial.

A bagagem de pesquisa e tecnologia proporcionou à companhia uma equipe de profissionais diferenciados, voltados à criação de produtos inovadores. Atualmente as equipes de engenharia e design são capazes de oferecer solução total no desenvolvimento de projetos. Aliado ao processo criativo, a empresa é equipada com um laboratório próprio para realização de ensaios mecânicos, físicos e químicos, a fim de proporcionar aos clientes o resultado na medida certa.

Atualmente a GATRON oferece como linha de produção, os seguintes processos de transformação:

Hand Lay Up

Processo de produção em molde aberto, utilizado pela GATRON pontualmente para fabricação de ferramentais em fibra para consumo próprio. Este fator gera grande diferencial competitivo aos clientes, em relação a custo e tempo de desenvolvimento extremamente curto; necessidades constantes das companhias nos dias de hoje.

RTM Light

Processo de produção em molde fechado que entrega excelente repetitividade, estabilidade dimensional e bom acabamento superficial.

Voltado para produção de partes com volumes intermediários, o processo se adéqua especialmente no desenvolvimento de peças ao mercado de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, dentre outros.

Os produtos hoje resultantes do processo são: para-choques, capôs de motor, carcaças de ar condicionado, laterais de máquinas agrícolas e tetos externos de ônibus.

RTM-S

Este método de manufatura criado pela GATRON é a evolução do RTM Light, cujo objetivo era trazer superfície classe A ao processo anterior, através da utilização de uma película termoplástica previamente termoformada.

Infusão

Trata-se de um dos procedimentos mais utilizados no mundo para fabricação de peças técnicas que necessitem de alta resistência mecânica. Este meio de produção de molde fechado tem capacidade de manufaturar peças com alta concentração de vidro, podendo chegar até 80% de teor de reforço (vidro, aramida ou carbono).

As principais aplicações no mercado são pás e carenagens das turbinas eólicas, cascos para barcos e lanchas de alta performance, carenagens e asas de aviões, fachadas de prédios de alto padrão, além de outras aplicações no mercado automotivo.

Laminação Contínua

Processo destinado à fabricação de lâminas de compósito com grande gama dimensional e caracterização mecânica segundo a necessidade e acomodação dos clientes.

Resultado muito utilizado na fabricação de caminhões baú, câmaras frias, incubadoras e fechamentos de carrocerias graneleiras (em substituição à madeira).

Pultrusão

Procedimento em ampla expansão no mercado internacional, utilizado na fabricação de perfis de alta qualidade. No Brasil, o processo está em desafio em função do pouco conhecimento e exploração; assim sendo, a GATRON investe constantemente nessa tecnologia.

O uso do pultrudado é ideal para soluções estruturais em ambientes agressivos, pois os perfis podem substituir aço e alumínio, metais facilmente danificados pela corrosão. Demonstra-se extremamente leve quando comparado a outros materiais.

Vacuum Forming

Forma de transformação de algumas resinas termoplásticas (Policarbonato, Polipropileno, PEAD, ABS entre outras), a partir da extrusão de placas de diferentes larguras e espessuras definidas de acordo às características do projeto.

Estas placas são aquecidas e termoformadas em moldes fabricados pela própria GATRON com a geometria definida pelo cliente.

Os produtos resultantes desse processo são: revestimentos para ônibus, caminhões, cabines de máquinas agrícolas, para-choques de pick ups, vans e ônibus de pequeno porte; com excelente estabilidade dimensional, superfície e resistência mecânica.

Linha de Pintura

Linha de pintura líquida homologada para pintar peças ao mercado automotivo.

Robôs de corte

Linhas de corte com fresa e jato d’ água para garantir que todas as peças produzidas sejam entregues com dimensional perfeito.

Fábrica de moldes

Com o intuito de minimizar o processo de fabricação de ferramental para nossos clientes, o setor de moldes está disponível para melhor atender os desenvolvimentos de projetos. O processo de usinagem interno reduz o tempo de fabricação do produto final e proporciona menor custo de ferramental.

Fábrica de embalagens

A GATRON visa solução total. Planejar, desenvolver e finalizar por completo novos projetos. Manter a qualidade do produto durante o transporte faz parte da nossa responsabilidade. Garantimos assim as condições ideais das peças aqui fabricadas até a chegada em nossos clientes.

Antes mencionado, um grande diferencial da GATRON é o DNA tecnológico e principalmente a entrega da solução total ao mercado.

Grande parte das empresas que compram compósitos não é especialista em trabalhar com esses materiais; elas têm conhecimento e foco direcionado ao seu negócio de mercado. Por exemplo:

A área de engenharia de uma grande empresa que trabalha com tratores tem em seu quadro engenheiros experientes no mercado e profissionais com conhecimento específico do produto foco. No entanto, para desenvolvimento e produção de um trator com design moderno, agressivo e de grande conforto ao operador é inevitável a utilização de muitas partes fabricadas em compósitos de alta performance.

É neste ponto que a GATRON se encaixa perfeitamente trazendo know-how, segurança e tranquilidade às companhias. Projetando e desenvolvendo em conjunto o produto necessário, sempre levando em conta todos os requisitos.

Para a GATRON, solução total é iniciar o trabalho e dar vida ao projeto até a entrega do produto final na linha de produção de seus clientes.

Texto por Jean Zolet, Diretor Executivo da GATRON

Diagramação e Edição: Comunicação e Marketing GATRON

Fechar Menu