Compósitos inovando na arquitetura de alto padrão.

Dentre os motivos que levaram a GATRON a participar do projeto arquitetônico da Cyrela destacam-se a capacidade de inovar, percorrer novos desafios e fortalecer atenção aos detalhes e autenticidade. Nossas peças em compósitos possuem inúmeras aplicações na arquitetura e urbanismo como, por exemplo, o desenvolvimento de fachadas.

O propósito do Heritage, projeto criado pela construtora de luxo Cyrela, sempre foi transformar a arquitetura em uma verdadeira obra de arte clássica e atemporal. Esse edifício residencial, localizado em bairro nobre de São Paulo foi projetado e elaborado por Pininfarina, famoso designer italiano, que levou para esse projeto o design dos carros de luxo.

Através do processo de infusão, que permite produzir peças com alto teor de fibra com altíssima resistência mecânica, a GATRON produziu as molduras de revestimento para viga de bordo. Realizando o scaneamento 3D da obra foi possível replicar um andar em escala real para testar a montabilidade das peças antes de as mesmas serem enviadas para a obra.

Esse produto com estética e leveza destacou ainda mais o design da obra. Assim sendo, as peças de geometria distintas com mais de oito metros de comprimento foram distribuídas em cerca de 4.000m² de compósitos em todo o edifício.

A GATRON, visando excelência, empregou às fachadas a pintura no padrão automotivo com excelente acabamento superficial.

O fato de utilizar material compósito é justificado pelas suas inúmeras vantagens onde proporciona alta resistência mecânica, durabilidade, resistência à corrosão, abrasão, baixa dilatação térmica e excelente resistência química. Outros pontos importantes também foram baixa condutividade estática, a proteção em ambientes de alto grau de umidade e raios UV, a resistência mecânica a impactos, baixo peso e alto desempenho.

Lilian Basilio, arquiteta da GATRON e responsável pelo projeto destaca: “Por tratar-se de um novo ramo, tivemos diversos desafios no desenvolvimento de desenhos voltados para a construção civil e arquitetura.  Buscamos desenvolver novos materiais para atender as especificações de flamabilidade e acabamento. Além disso, os prazos arrojados tornaram o projeto ainda mais desafiador”.

Lilian Basilio – Arquiteta

A arquiteta considera como principal aprendizado o aperfeiçoamento dos profissionais, pois todos tiveram que se reinventar para atender os altos requisitos de qualidade exigidos pelo cliente. Também se fez necessário uma nova forma de trabalho em equipe, devido aos novos processos atribuídos às etapas produtivas. Reconhece ainda que o conhecimento foi aprimorado através da aplicação de tecnologias inovadoras e métodos de trabalho criativos.

Confira mais sobre esse projeto nos links abaixo:

Fechar Menu