Afinal, o que é Qualidade?

Segundo o “Guru da Qualidade”, como era conhecido o consultor Joseph Moses Juran, “Qualidade consiste nas características dos produtos que vão ao encontro das necessidades dos clientes”.

De acordo com esta definição e outras diversas definições que são convergentes, de nada adianta realizarmos um serviço ou desenvolvermos um produto incrível (aos olhos da empresa) com a melhor matéria prima, melhor processo, melhor condição e apresentação se este não atender as necessidades do Cliente, ou seja, só haverá qualidade se o Cliente conseguir perceber e for atendido dentro das suas expectativas. Hoje, o foco é o Cliente.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) por parte das organizações é um diferencial para alcançar estes resultados de forma estratégica, pois apresenta como princípio o Foco no Cliente, além de Liderança; Engajamento das pessoas; Abordagem por processo; Melhoria; Tomada de decisão baseada em evidência e Gestão de relacionamento.

Caso sua empresa esteja direcionada no propósito de atender e superar as expectativas do Cliente, com certeza se tornará uma empresa de Qualidade. Segundo Dayane Henkel, Coordenadora de Qualidade da GATRON, o grande diferencial da Companhia é que temos como um dos nossos pilares a Qualidade e um time totalmente comprometido e engajado na garantia da satisfação de nossos Clientes. “Nossa missão é entregar soluções tecnológicas e inovadoras em compósitos para as empresas e estamos 100% focados nisso. Para a Gatron o desafio do Cliente é a nossa oportunidade de apresentar a solução completa” explicou Dayane.

Como define Ishikawa: “Qualidade é satisfazer o Cliente, em primeiro lugar”.

Dayane Henkel.

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